sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Bolo rápido de laranja e cranberries, uma viagem, um pedido e aquarelas (UPDATED)

Essa versão, mais escurinha, foi feita com 1/3 de farinha integral, pois a branca acabara.
O bolo feito apenas com farinha branca fica pouca coisa mais clara. 
Outra vez vi-me na situação de não ter o que enviar de lanche da escola para o pimpolho. Era tarde da noite, as crianças dormiam, marido trabalhava, e resolvi ligar o forno. Um pouco de manteiga derretida, duas laranjas espremidas, mistura seco com molhado, mistura cranberries, espera uma hora, bolo. Bolo gostoso, perfumado, bom pro lanche. Repeteco de outra vez, que o bolo ficara tão bom (mesmo substituindo parte da farinha branca pela integral) que ficara na memória como um excelente jeito de usar laranjas e cranberries.

E usar laranjas eu preciso. E pimentões. E tomates. E batatas. E bananas. Pois o carnaval será devidamente pulado: pulamos do dia anterior para o dia posterior, com o desafio de passar todo o feriado sem ouvir uma única marchinha ou samba-enredo e sem ver uma bunda adornada de plumas azuis e lantejoulas. Não quero saber quem ganhou, quem desfilou, que musa global escorregou do salto agulha no meio da avenida e caiu estatelada de silicone no asfalto. Não me interessa. Pulo o carnaval.

Mas quem não pula o carnaval é a banquinha de orgânicos da feira, que não aparece semana que vem. Por conta disso, abasteci a despensa além da conta de frutas e verduras, para ter comida fresquinha por duas semanas.

Só não contava com o fato de aparecer uma viagem de trabalho do marido assim, encostadinha no carnaval, totalmente de surpresa... e que eu pudesse ir junto.

Freelancer, quando tem oportunidade de qualquer ideia de férias, tem que agarrar com unhas e dentes, pois nunca se sabe quando o cliente vai aparecer querendo retomar aquele trabalho, ou quando vai ter dinheiro de novo para uma passagem de avião.

Daí que me vejo com a despensa cheia de comida para duas semanas e apenas uma semana para usar tudo. Deus me livre voltar de viagem e encontrar uma berinjela como centro de uma civilização avançada de mofo altamente inteligente dentro da gaveta de legumes. Lá vou eu no projeto feirado: passar o carnaval cozinhando e congelando, cozinhando e congelando, até para ter o que comer quando voltar da viagem.

Então fiquei bastante satisfeita por conseguir usar essas duas laranjas para um bolinho tão, tão gostoso, e que como todo "quick bread" deve dar excelentes muffins, assando por menos tempo. Façam um bolinho para hoje, ou congelem para depois do carnaval, e aproveitem e dêem uma olhada nas aquarelas de cozinha novas lá no site. Compre uma aquarelinha para pendurar na cozinha. Assim eu ganho umas patacas a mais para gastar na loja de material de arte durante a viagem, que tinta e pincel lá fora é infinitamente mais em conta que nessa terra aqui. ;)
Gostou? Compre AQUI.
Gostou? Compre AQUI.
Gostou? Compre AQUI.
Gostou? Compre AQUI.
Gostou? Compre AQUI.
Depois de comprar uma aquarelinha e comer uma fatia de bolo, apanhe aquele seu velho diário de viagens e deixe um comentário por aqui, ajudando uma foodie extremamente indecisa a decidir onde comer durante uma semana em Amsterdam e dois dias corridíssimos em Paris. Porque normalmente eu acredito que nós só temos um número limitado de refeições durante nossa vida; logo, é uma estupidez desperdiçar qualquer uma delas com comida ruim.

Agora imagine em uma viagem, a neurose. Imagine apenas dois dias em Paris. DOIS DIAS. Dois cafés da manhã, dois almoços, dois jantares. Imagine desperdiçar qualquer uma dessas seis refeições num bistrô turístico e mequetrefe. Sem saber quando você vai poder voltar, se vai poder voltar um dia. A neura bate forte, principalmente quando me lembro daquele único jantar em Milão, em que meu marido quis porque quis comer num lugar com vista para uma avenida movimentada. E pagamos caro em massa congelada da pior espécie. Depois disso, ele começou a confiar em mim quando o arrastava para restaurantes escondidos em becos, sem vistas turísticas.

Neura batendo forte.

Minha intenção em Amsterdam é me esbaldar nos museus, caminhar pela cidade, sentar, pedir uma cerveja e pintar tantas aquarelas quanto conseguir.
Minha intenção em Paris é comer queijos fedidos até o cheiro começar a exalar pela pele. [Eca.] 

Então, se você, querido amigo leitor ou leitora, foi a Amsterdam e a Paris recentemente e comeu coisas deliciosas em lugares com preços pagáveis, aceito de bom grado sua dica. :D

UPDATE: Agradeço de coração a todos que deram as dicas de lugares em Paris, mas, infelizmente, como às vezes acontece com viagens a trabalho, nesse curto intervalo de tempo entre a publicação do post e o fim do dia, a parte de Paris foi cortada. Logo, será apenas Amsterdam. Se der, um pulo na Bélgica, bem bate-volta de um dia. Paris vai ficar pra outra oportunidade, infelizmente, mas as dicas estão anotadíssimas. 

Enquanto isso, bom carnaval a todos. Pulando ou não.

BOLO DE LARANJA E CRANBERRIES
(do pequenino e charmoso Magnolia Bakery Cookbook)
Rendimento: 1 bolo pequeno

Ingredientes:

  • 2 xic. farinha de trigo
  • 1 xic. + 1 colh. (sopa) açúcar (a colher adicional é para polvilhar por cima)
  • 1 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1/2 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 1 colh. (chá) sal
  • 1 colh. (sopa) raspas de casca de laranja
  • 3/4 xic. + 2 colh. (sopa) suco de laranja espremido na hora
  • 1 ovo grande, em temperatura ambiente
  • 2 colh. (sopa) manteiga sem sal, derretida
  • 1 xic. cranberries secas, picadas grosseiramente

Preparo:

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês tamanho padrão. 
  2. Numa tigela média, misture com um fouet a farinha, fermento, bicarbonato, sal e 1 xic. do açúcar. 
  3. Numa tigela grnafde, misture as raspas, o suco, o ovo e a manteiga derretida. 
  4. Com uma espátula, misture os ingredientes secos aos líquidos, apenas até que a farinha esteja incorporada. Junte as cranberries, misture de forma homogênea e despeje na forma.
  5. Polvilhe o açúcar restante por cima e leve ao forno por 1 hora, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar por 20 minutos antes de servir. 


Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails