segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Biscoitos de chocolate para depois de um dia de trabalho

Semana passada fui totalmente abduzida pelo trabalho. Um trabalho bom, daqueles que faz você suspirar aliviada por ter tomado a decisão certa a respeito de sua carreira – no meu caso, largar design gráfico e me concentrar em ilustração e pintura. O resultado do trabalho, três aquarelas imensas para um evento corporativo, podem ser vistas AQUI. Enquanto isso, lembro a quem quiser [pode fazer jabá no próprio blog? Acho que sim, certo? ;)] que reproduções e originais podem ser compradas na minha loja AQUI e que pinturas podem ser encomendadas a qualquer momento. :)

Em meio à correria, tendo inclusive recorrido a minha mãe para cuidar do pimpolho enquanto eu pintava loucamente, fiquei com uma vontade enlouquecida de comer biscoitos de chocolate. Desejo de grávida ou simples gordice, a verdade é que eu precisava de algo super fácil e rápido. Recorri ao livro de biscoitos de Alice Medrich, Chewy Gooey Crispy Crunchy, e, enquanto Thomas jantava – maravilha de criança que come sozinha, deixa as mãos da mamãe livres – coloquei todos os ingredientes no processador, enrolei a massa em papel alumínio e levei ao freezer. No tempo que demorou para dar um banho no pequeno (e tirar a tinta azul do meu tornozelo, que ainda não sei como foi parar lá)  e colocá-lo para dormir, a massa firmou. E assim que o moleque danado cessou suas incorridas de chupeta e travesseiro em mãos até a sala e resolveu dormir de vez, os biscoitos foram para o forno. Em pouco tempo eles esfriavam na bancada da cozinha, e quando me sentei para ver um episódio de No Reservations em Paris, eles já estavam crocantes e deliciosos em minha mão.

Estes biscoitos são intensos de cacau, e apenas doces o suficiente. Crocantes, leves, do tipo perigoso que você continua comendo se o pote estiver aberto na sua frente. Ótimos para rechear com algum creme ou ganache, perfeitos para esmigalhar em cima do sorvete e acho que devem ser uma delícia com uma cerveja bem escura.

No dia seguinte, Allex apanhou um dos vidros de biscoito para levar ao trabalho, e no meio do dia recebo o seguinte email: "Por favor, faça esse cookie pelo resto da sua vida".

Acho que foi um sucesso.

BISCOITOS DE CHOCOLATE DE PROCESSADOR
(do infalível Chewy Gooey Crispy Crunchy, de Alice Medrich)
Tempo de preparo: 10 minutos + 15 minutos de forno (1 hora de freezer ou geladeira)
Rendimento: 50-60 biscoitos

Ingredientes:
  • 1 1/2 xic. farinha de trigo branca orgânica
  • 3/4 xic. cacau em pó não adoçado (usei Callebaut)
  • 1 xic. + 2 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico
  • 1/4 colh. (chá) sal
  • 1/4 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 14 colh. (sopa) manteiga sem sal, ligeiramente amolecida (cerca de 210g)
  • 3 colh. (sopa) leite integral
  • 1 colh.(chá) extrato natural de baunilha

Preparo:
  1. Coloque a farinha, cacau, açúcar, sal e fermento no processador de alimentos e pulse algumas vezes para misturar bem. Junte a manteiga cortada em pedaços menores e pulse mais algumas vezes.
  2. Coloque o leite e a baunilha num copo. Com o processador ligado, derrame o leite pelo tubo devagar, e continue processando até que a mistura se agrupe junto à lâmina ou às laterais do pote. Sove uma ou duas vezes a massa, apenas para garantir que está tudo bem incorporado, e então forme um cilindro de cerca de 35cm. Embrulhe em papel alumínio ou papel-manteiga e leve à geladeira por no mínimo 1 hora e no máximo 3 dias. (Como fazia 30ºC na minha cozinha àquela noite, levei ao freezer.)
  3. Pré-aqueça o forno a 180ºC com as grades nos terços inferior e superior e forre duas assadeiras com papel-manteiga ou silpats. Corte fatias de 0,5cm do cilindro e distribua nas assadeiras, deixando uns 3cm entre os biscoitos. Leve ao forno por 12-15 minutos, ou até que tenham inflado um pouco e desinflado novamente e pareçam secos.
  4. Retire do forno, e transfira os silpats ou papéis para uma grade para que esfriem. Se depois de frios, não estiverem crocantes, volte ao forno por mais um minutinho ou dois. Depois de frios, podem ser guardados em potes fechados por até 2 semanas ou até 2 meses no freezer.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails