terça-feira, 28 de junho de 2011

Sempre garantidos blinis de agrião com chantilly de cominho

Não esperava que meu pequeno matador de dragões fosse também um tão prodigioso produtor de xixi. Mamando feito um ogro esfomeado, tive de passá-lo para fraldas maiores, imensas, que fecham no melhor estilo "Saint-Tropeito", antes que seu tamanho estivesse adequado, uma vez que as fraldas "corretas" não aguentavam mais o tranco. Ainda assim fui pega de surpresa. Estava me acostumando às maravilhosas 6 a 8 horas de sono ininterrupto, quando Thomas voltou a acordar de madrugada, entre 2 e 4 da manhã, reclamando de fraldas cheias e, uma vez desperto, fome, provavelmente por conta do tempo frio.

Esse retorno ao sono interrompido tem me deixado capenga, e muito pouco ansiosa para voltar ao trabalho. Foi um retrocesso inesperado na minha rotina. Mas, como mãe agora, parece-me mais correto esperar pelo inesperado, conformar-me e não criar muito caso a respeito. Ver meu cavaleito ítalo-germânico crescendo e ficando forte compensa meu eu-zumbi, e saber que essa rotina não será para sempre me alivia.

O que é esperado, no entanto, é o destino do primeiro maço de agrião orgânico que aparece em minha casa. Há já alguns anos eles se transformam imediatamente em blinis, essas panquecas de fermento biológico, servidas com chantilly de cominho. A ideia de um chantilly salgado parece estranha, mas fica deliciosa com as panquecas de agrião.

BLINIS DE AGRIÃO COM CHANTILLY DE COMINHO
(da revista Saveurs)
Tempo de preparo: 1h20m
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
  • 160g farinha de trigo
  • 2 ovos orgânicos
  • 200ml leite
  • 50ml creme de leite fresco
  • 20g fermento biológico fresco ou 7g fermento biológico seco
  • 5g sal
  • 1 maço de agrião
(chantilly)
  • 100ml creme de leite fresco
  • 1/2 colh. (sopa) cominho moído
  • 1 pitada de sal

Preparo:
  1. Lave e seque bem o agrião. Pique-o bem, descartando os talos mais grossos.
  2. Aqueça um pouco o leite (não deixe passar de 60ºC) e reserve. Numa tigela, esmigalhe o fermento junto à farinha.
  3. Separe os ovos e reserve as claras fora da geladeira. Bata as gemas com o creme e o leite morno. Incorpore aos poucos a farinha com o fermento, obtendo uma mistura homogênea. Salgue e deixe repousar em temperatura ambiente por 1 hora pelo menos. 
  4. Prepare o chantilly, batendo o creme com o cominho e o sal, e reserve na geladeira até a hora de servir. 
  5. Passado o tempo de fermentação, bata as claras em neve e incorpore-as delicadamente à massa. Junte o agrião picado. 
  6. Aqueça uma frigideira com um fio de óleo e despeje porções da massa, do tamanho que quiser. Cozinhe cerca de 2 minutos de cada lado e sirva os blinis quentes, com o chantilly à parte.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails