terça-feira, 19 de abril de 2011

Brownie branco e preto de bebê dormindo

Quinze dias se passaram desde que meu mini-metaleiro veio ao mundo com suas cordas vocais prontas para acabar com o silêncio da casa. Bonzinho, no entanto, ele tem dado menos trabalho do que esperávamos, e conforme nos acostumamos com o sono interrompido, as refeições interrompidas e até os banhos interrompidos, começamos a identificar alguma rotina no comportamento do pequeno e relaxar. Até conseguimos ver um filme e fazer brownies de vez em quando.

Ser metódica e organizada compensou um bocado. As refeições congeladas para emergências estão sendo providenciais quando o sono me alcança já às seis da tarde; uma rotina doméstica organizada tem nos ajudado a manter a casa incrivelmente em ordem para um lar com um recém-nascido de pais de primeira viagem; a cesta orgânica entregue em casa diminuiu minha necessidade de ir ao supermercado; mãe que gosta de passear o cachorro é uma bênção. Aliás, o conselho da mãe também: "quanto menos tralha de bebê você tiver, mais fácil vai ser se organizar". Dito e feito. A família esperava que fôssemos ficar como baratas tontas, mas confesso, com certo orgulho, que estamos tranquilos, e, no fim das contas, a única ajuda de que estamos precisando é mesmo com os passeios do Gnocchi.

Eu não esperava me apaixonar tão rapidamente por aquele serzinho roxo e melecado que colocaram no meu colo. Ele nasceu de olhos bem abertos, fixos nos meus, e não me canso de olhá-los, de acariciar seus cabelinhos, de massagear seus pezinhos imensos, como os meus. Aliás, fora isso e os longos dedos das mãos, ele não se parece em nada comigo. É inegavelmente a cara do pai. Do formato dos olhos ao cenho franzido, mau-humorado, passando pela curvatura do narizinho e a cor dos cabelos, castanhos, com um suave reflexo dourado nas raízes.

Numa tarde tranquila, em que meu matador de dragões sonhava com reinos distantes, troquei o cochilo por estes brownies. Tão fáceis, que quando ele acordou de repente, terminei-os com uma mão só, bebê equilibrado no outro braço. Os brownies ficam doces e bastante densos, ideais para momentos de fome avassaladora pós-mamadas estilo "café colonial" [Thomas é um ogro, esfomeado que só ele; o que é ótimo, pois seu apetite já eliminou quase todo o peso ganho durante a gravidez].

BROWNIE PRETO E BRANCO
(ligeiramente adaptado da revista Jamie)
Tempo de preparo: 20min + 30-40 min de forno
Rendimento: cerca de 20 quadrados

Ingredientes:
  • 180g manteiga sem sal
  • 300g açúcar cristal orgânico
  • 150g de farinha orgânica
  • 1/2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 1/8 colh. (chá) bicarbonato de sódio
  • 3 ovos grandes, orgânicos
  • 1/2 colh. (chá) extrato natural de baunilha 
  • 1 colh. (sopa) cacau em pó
  • 75g chocolate amargo, picado (ou em gotas/callets)
  • 75g chocolate branco, picado (ou em gotas/callets)
  • 100g avelãs, picadas

Preparo:
  1. Pr´é-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e enfarinhe uma assadeira de 20x30cm. 
  2. Numa panela, derreta a manteiga e o açúcar, mexendo até que esteja tudo dissolvido e homogêneo. Retire do fogo e junte a farinha, fermento e bicarbonato, e em seguida os ovos e a baunilha, mexendo bem. 
  3. Divida a mistura entre duas tigelas. Em uma, misture o cacau, o chocolate amargo e metade das avelãs. Na outra, misture o chocolate branco e o restante das avelãs. 
  4. Despeje colheradas intercaladas das duas massas na assadeira. Passe uma faquinha entre elas, criando um efeito marmorizado, mas sem misturá-las demais, e leve ao forno por 30-40 minutos, até que a parte de cima tenha uma aparência seca e brilhante e um palito saia limpo quando inserido no centro. 
  5. Deixe esfriar na forma, sobre uma grade. Então desenforme e corte.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails