quarta-feira, 14 de julho de 2010

Panquecas de Pera e Trigo Sarraceno para começar melhor um dia de chuva

Aproveitei-me do fato de ter uma reunião [ops, daqui a uma hora] para faltar na corrida [bad girl!] e tomar um café-da-manhã mais calmo e reconfortante, o que combina plenamente com essa manhã cinza e chuvosa. As panquecas ficaram deliciosas, mas renderam um bocado (dá para umas quatro ou seis pessoas, dependendo da fome), de modo que a massa provavelmente será reutilizada amanhã. Depois de um dia na geladeira, só é preciso afiná-la com um pouco de leite. A pera e o sarraceno formaram um par tão gostoso, que estou mesmo pensando em como posso adaptar algum bolo para incorporá-los. Se não tiver maple syrup para acompanhar essa gostosura integral, mel e manteiga são uma ótima pedida.

PANQUECAS INTEGRAIS DE SARRACENO E PERA
(do livro Good to the Grain, de Kim Boyce)
Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 6 panquecas grandes ou 12 pequenas
Ingredientes
  • 1 xic. farinha de trigo sarraceno
  • 1 xic. farinha de trigo integral (de moagem fina)
  • 3 colh. (sopa) açúcar cristal orgânico
  • 2 colh. (chá) fermento químico em pó
  • 3/4 colh. (chá) sal
  • 2 colh. (sopa) manteiga sem sal, derretida
  • 1 1/4 xic. leite integral
  • 1 ovo grande, orgânico
  • 2 peras médias, maduras mas firmes

Preparo:
  1. Peneire as farinhas, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela. Em outra tigela, misture a manteiga derretida, o ovo e o leite.
  2. Descasque as peras e, nos furos largos de um ralador, rale as peras sobre a tigela do leite, para recolher também os sucos da fruta que pingarem. Descarte os centros com as sementes e os cabinhos. 
  3. Com uma espátula, misture os ingredientes secos à mistura de leite e peras, mexendo apenas até que não se veja mais pontos de farinha, mas sem se importar com os grumos. 
  4. Requeça a mesma frigideira onde você derreteu a manteiga (se você tiver limpado a frigideira, derreta mais uma colherinha de manteiga nela), e despeje porções de massa (1/4 xic. para panquequinhas, 1/2 xic. para panquecas maiores, como as da foto) e espalhe a massa. Cozinhe em fogo médio até dourar e haver bolhas de ar na superfície da panqueca e vire com uma espátula. Cozinhe até dourar o outro lado e transfira para um prato. Repita com o restante da massa e sirva quente, com maple syrup ou mel. 
[UPDATE: O resto da massa ficou na geladeira até a manhã seguinte (hoje) e só precisou ser afinada com algumas colheradinhas de leite. As panquecas ficaram ótimas, como se tivessem sido feitas no dia. Para quem havia me perguntado no Formspring sobre fazer panquecas na noite anterior, vá em frente. Apenas leia atentamente o rótulo do seu fermento químico em pó: ele deve ser de ação única, reagindo APENAS sob o calor (o da Dr. Oetker é assim). Se o fermento for de ação dupla (reagir com líquidos E com calor), a massa ficará fermentando na geladeira, e você não quer que isso aconteça...]

    Cozinhe isso também!

    Related Posts with Thumbnails