sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bolo puxa-saco que acabou não sendo

Dois bolos na mesma semana??? Hmmm... pois é. Fazer o quê? Como não ando podendo preparar doces simplesmente para mim, porque quero, porque sim, acabo usando os outros como desculpa. O de fubá fora a pedido do meu treinador, mas acabou indo aos pedaços para o café-da-manhã. Este é por conta de um aniversário. Há alguns meses tenho trabalhado como "freela-fixo" em uma empresa, e achei que seria bonitinho levar um bolinho sossegado, desses "lanche da tarde" para a cliente/chefe/amiga/aniversariante.

Acordei cedo, passeei o cão e comecei a buscar uma receita. Procura dali, procura de cá, acabei dando de cara com esse simplíssimo bolo de chocolate do How to Be a Domestic Goddess, que eu preparara há vários anos, ainda na casa de minha mãe. Lembro-me bem do bolo por causa da fotografia, mostrando uma série de fatias baixas e tortinhas de um bolo denso e escuro contra um fundo branco. Resolvera fazer o bolo àquele sábado por conta da vinda do Allex em casa. Começo de namoro... Eu ainda era muito pastel e sabia quase nada de cozinha, e hoje sei exatamente o que fiz de errado. Pois o bolo simplesmente não cresceu. Ficou gostoso, o danado, mas ele tinha apenas 3 dedos de altura, e eu insistia, defendendo-me das risadas de todos na casa, que a receita era assim mesmo, e que na foto o bolo também era baixo.

Aaaah... nada como muitos bolos errados para aprender a fazer um certo.

Fora tudo culpa da manteiga. A danada da manteiga que por tantas vezes colocou meus bolos a perder. Tudo porque eu não sabia que ela devia ser batida por muito tempo e devagar, para quebrá-la em partículas de gordura muito pequenas e facilitar sua dispersão na massa. Naquela época (e até pouco mais de um ano atrás) eu ainda incorria no erro de não batê-la o suficiente, ou não usá-la em temperatura ambiente, fazendo com que talhasse ao adicionar os ovos.

É sempre muito bom quando podemos nos livrar do preconceito contra uma receita, consertando nossos erros. No entanto, enquanto eu preparava a massa, um pensamento sutil apitava no fundo de meu cérebro: "Ela não vai comer o bolo. A aniversariante não vai comer o bolo."

Hmmm... Intuição interessante. Será que o bolo não vai dar certo?, pensava. Será que ela é alérgica a alguma coisa nele? Bem... o que quer que fosse, eventualmente viria à tona.

Bolo embalado, laptop na bolsa, cachorro de coleira pronto para passar a tarde na minha mãe, e toca o telefone. Era meu amigo/colega de trabalho, avisando que minha cliente/chefe/amiga/aniversariante resolvera dar-se uma folga e, portanto, cancelara a reunião daquela tarde.

Hmmm...

Olho para o bolo pronto, para o cachorro feliz mordendo a correia, para o telefone nas minhas mãos.

"Mãe? Faz um café que eu estou levando a sobremesa."

BOLO DENSO DE CHOCOLATE
(do livro How to be a Domestic Goddess)
Tempo de preparo:1h20
Rendimento: 1 bolo inglês de 22cm


Ingredientes:
  • 1 xíc. (100g) de manteiga sem sal amolecida
  • 1 2/3 xíc. açúcar mascavo orgânico
  • 2 ovos extra-grandes, orgânicos
  • 1 colh. (chá) essência de baunilha
  • 115g chocolate amargo de qualidade, derretido
  • 1 1/3 xíc. farinha de trigo
  • 1 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 xíc. + 2 colh. (sopa) água fervendo

Preparo:
  1. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga, forre com papel-manteiga e unte novamente. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
  2. Bata a manteiga por uns 8 minutos na batedeira, até que esteja bem cremosa. Acrescente o açúcar aos poucos, batendo por mais uns 5 minutos.
  3. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição, e então a baunilha e o chocolate. Misture em velocidade mais baixa.
  4. Peneire a farinha e o bicarbonato em uma tigela e acrescente à massa em 4 vezes, alternando com a água fervente. A massa será bastante líquida. Despeje-a na forma e asse por 30 minutos. Abaixe o fogo para 160ºC e asse por mais 15 minutos. Um palito inserido no bolo pronto sairá ainda úmido.
  5. Coloque o bolo sobre uma grade para esfriar e deixe que esfrie completamente na forma por algumas horas ou, se possível, de um dia para o outro. Ele afundará no meio, por ser bastante denso. Desenforme com cuidado.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails