segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Só brigadeiro de colher resolve. Mas se não pode, não pode. Fazer o quê?

Começo já a sentir forte a síndrome de abstinência de doces. Por mais que adore frutas frescas, há um momento em que só brigadeiro de colher resolve. Quem é mulher me entende. Ando correndo atrás de alternativas que tornem os "lanchinhos saudáveis" mais atrativos do que a velha e boa maçã. Algo para comer de colher. Que seja grelhar a fruta para extrair dela mais doçura, que seja temperá-la com uns pinguinhos de nada de água de flor de laranjeira. Qualquer coisa que eleve a fruta ao status de sobremesa está valendo.

A nutri, como era de se esperar, valeu-se do truque de me entupir de lanchinhos para matar minha fome voraz e constante e, de quebra, aumentar meu metabolismo. Após o treino de corrida, por exemplo, preciso de um segundo café-da-manhã com fruta e proteína, ao que a nutri escrevera: "1 banana com 1 iogurte desnatado".

Olhem bem para minha cara. Ok, não dá. Então imaginem bem minha cara. Iogurte desnatado? Jura?

"Mas eu faço meu próprio iogurte integral toda semana", expliquei a ela. "Essas coisa light são cheias de aditivos e não têm gosto de nada..."
"Ah, tenta pelo menos fazer com leite semidestanato, vai...", pediu.
"Hmmmm... ooook...", menti.

Meu iogurte é integral. Assim como meu omelete não é de claras. Ora bolas, tenho sido uma boa menina em todo o resto. Não creio que vá para o inferno por causa desse deslize.

Lembrei-me então de uma sobremesa rápida de uma revista francesa, com figos gelados, e resolvi recriá-la para meu lanche, de cabeça. Cortei dois figos pequenos e bem maduros em quartos e os bati no liqüidificador com 3/4 de xícara de iogurte integral caseiro (equivalente ao copinho de 200g, eu pesei!) e 1/4 colh. (chá) de canela em pó. Aos fora da dieta, acrescentem mel a gosto. Como os figos estavam doces, no entanto, e o leite que uso para o iogurte o deixa com um delicioso sabor e aroma de creme de leite, a mistura rosa-antigo, ligeiramente pedaçuda, equilibrou-se perfeitamente entre o doce da fruta e o azedinho do iogurte. Muito melhor que qualquer desses iogurtes de frutas light que prometem levá-lo ao trono. :P

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails