domingo, 24 de agosto de 2008

PADARIA DE DOMINGO 18: Pão de mel, maple e passas


Estava na hora de deixar aqui algum pão diferente. Ainda que este pareça mais um pão de forma integral, ele é muito macio, ligeiramente adocicado, e o perfume que ele libera já dentro do forno é tão inebriante que pode vir a ser o pão favorito de muita gente. Eu mesma já estou louca para fazê-lo mais uma vez.

Claro, estamos caminhando num reino muito obscuro quando o termo é "pão integral". Veja bem: só posso comer duas fatias por dia, então é bom que seja um pão excelente e saboroso. Por isso estou deixando passar algumas passas ali, um pouco de mel acolá, tudo em nome de algo que faça com que me sinta muito bem nutrida logo de manhã cedo. Afinal, posso até abdicar do açúcar no café; mas meus pães, ah, nesses ninguém mete o dedo.

PÃO INTEGRAL DE MEL, MAPLE E PASSAS
(livremente adaptado do livro O Livro Essencial da Cozinha Vegetariana)
Tempo de preparo: 2h30
Rendimento: 1 pão de forma grande


Ingredientes:
  • 250ml de água
  • 15g de fermento ativo fresco
  • 1 colh. (chá) de açúcar cristal orgânico
  • 300g de farinha de trigo integral
  • 125g de farinha de trigo para pães
  • 1/4 de colh. (chá) de sal
  • 2 colh. (chá) de canela em pó
  • 60g de passas escuras
  • 30g de manteiga sem sal derretida e mais para untar
  • 1 1/2 colh. (sopa) de mel
  • 2 1/2 colh. (chá) de maple syrup
  • 1 colh. (sopa) de leite quente

Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês grande, forre com papel vegetal, deixando sobrar um pouco nas laterais (para facilitar a retirada do pão) e unte o papel.
  2. Numa tigela, misture as farinhas, a canela e o fermento esmigalhado, esfregando com as pontas dos dedos.
  3. Junte a água, o mel, a manteiga derretida, o sal e 2 colh. (chá) do maple syrup. Misture bem.
  4. Coloque numa superfície ligeiramente enfarinhada ou na batedeira planetária com gancho e sove por 10 minutos. Forme uma bola, coloque numa tigela untada com óleo e deixe fermentar por 1 hora ou até que dobre de volume.
  5. Devolva a massa à superfície enfarinhada, retire-lhe o ar trazendo as bordas para o centro e afundando-a. Acrescente as passas, sovando por uns 3 minutos e incorporando-as de forma uniforme. Forme uma bola novamente e deixe descansar por 5 minutos.
  6. Estenda a massa na forma de um retângulo do comprimento da forma. Dobre uma das bordas em direção ao meio, como quem faz uma avião de papel e aperte bem com os dedos. Repita com o outro lado. Dobre ao meio, sempre mantendo o mesmo comprimento e só trabalhando a largura, aperte bem e role-a sobre as palmas algumas vezes para que fique mais uniforme. Coloque-a na forma, com a fenda para baixo, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos.
  7. Misture o leite com a 1/2 colh. (chá) de maple restante e pincele o pão com essa mistura. Leve o pão ao forno por 40 minutos. Retire, deixe na forma por 3 minutos e desenforme e retire o papel, deixando esfriar sobre uma grade.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails