terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O que eu preciso fazer para conseguir bons figos nessa cidade??

Adorava figos quando criança. Assim como com morangos e alcachofras, esperava ansiosamente a temporada dos figos. Lembro-me de como eram estranhos a meus olhos infantis, suas sementinhas parecendo micro-insetinhos no meio de sua carne avermelhada, mas como eram também doces e deliciosos, e eu os comia inteiros, com casca e tudo, de uma vez, a promessa de sua doçura suplantando seu visual pouco apetitoso.

Hoje continuo maluca por figos, e passo todo o ano ignorando as caixinhas fora de época vendidas a altos preços nas gôndolas de supermercado, e espero, pacientemente, pelos plantados e colhidos no tempo certo. No entanto, assim como com tantas outras lembranças de infância, o sabor dos figos parece esmaecido. Vejo caixas de figos colhidos muito verdes em feiras e supermercados, e mesmo quando os compro muito maduros, quase passados, continuam rescendendo a água, em nada similares aos gostos de minha memória. O que eu preciso fazer para conseguir bons figos? Plantá-los eu mesma?

Minha última esperança é com os orgânicos, que não encontro nos mercados. Talvez a ausência de pesticidas traga de volta o gosto melífero de que me lembro. Mas para isso preciso esperar até quinta-feira, para fazer o pedido de figos, pêssegos (estou curiosa para prová-los, pois pêssegos costumam ser carregados de agrotóxicos), ameixas e physallis (na modinha) orgânicas. E recebê-los, só mesmo na terça-feira. Vixe! Mas terça é dia 25. Hum... terei de esperar mais, então. Bom.. Fazer o quê?! É melhor comer nada a comer fruta sem gosto.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails