domingo, 25 de novembro de 2007

Crumble de maçãs: a sobremesa mais fácil do mundo



Crumble é provavelmente a sobremesa mais fácil, mais dummy-proof do mundo, sendo apenas frutas cobertas de uma farofa baseada em farinha, açúcar e manteiga, deixada em forno médio até que a fruta esteja cozida e a farofa, crocante. Quente, perfumada, num equilíbrio perfeito entre as duas texturas, é um acompanhamento maravilhoso para qualquer tipo de sorvete. E hoje, era exatamente o que eu queria.

Este crumble de maçãs não leva canela. Ah! Ultraje! Uma sobremesa de maçã sem canela! Leva farinha integral no lugar da comum, para um sabor de nozes, aveia e coco ralado para uma textura e sabor diferentes, açúcar mascavo para um toque de caramelo e uvas passas para... bem, porque gosto de uvas passas com maçãs. Usei maçãs Fuji, para que mantivessem a forma mesmo depois de bastante cozidas. Como pretendia servir com frozen yogurt, que é azedo, omiti esse toque na receita. Mas para servir com um bom sorvete de baunilha, eu talvez acrescentasse raspas de limão para que sua acidez equilibrasse a doçura do prato, ou mesmo usasse maçãs verdes.

CRUMBLE DE MAÇÃS
(livremente adaptado de uma receita do livro Biscuits et Petit Gâteaux)
Tempo de preparo: 10 minutos + 25-30 min. no forno

Rendimento: 2 porções


Ingredientes:
  • 2 maçãs Fuji grandes
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo integral orgânica
  • 3 colh. (sopa) de açúcar mascavo orgânico
  • 1 colh. (sopa) de coco ralado grosso
  • 2 colh. (sopa) de aveia em flocos
  • 80g de manteiga sem sal gelada mais um pouco para untar
  • 1/4 de xíc. de uvas passas sem sementes
Preparo:
  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma travessa pequena (20cm). Corte as maçãs em fatias finas e disponha-as na travessa, sobrepondo ligeiramente as travessas ou de forma desordenada.
  2. Em uma tigela, misture a farinha, o coco, a aveia e o açúcar. Junte a manteiga cortada em pedaços e esfregue com as pontas dos dedos até formas pequenas bolotas ou uma farofa grossa. Não importa se ela ficar úmida.
  3. Espalhe a farinha sobre as maçãs e polvilhe as passas por cima. Leve ao forno por 25-30 minutos, até que as maçãs estejam bem cozidas e a cobertura, seca e dourada. Sirva quente, acompanhado de sorvete ou sozinho.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails