sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Cannelloni de Brócolis


Adorei descobrir em meu supermercado a massa pronta para cannelloni da Barilla (marca de massas em que mais confio, tendo a DeCecco em 2º lugar). Ainda que eu me vanglorie às vezes por fazer massa em casa, eu também sou filha de Deus e mereço algumas facilidades da vida moderna. Nada melhor do que ter os tubinhos de massa de ovos prontinhos para inserir o recheio, colocar molho por cima e levar ao forno!

Esses cannelloni são ligeiramente adaptados de uma receita de Jamie Oliver, de um programa que começará semana que vem no GNT (Jamie at Home, que também virará livro) mas que há já algum tempo eu seguia na internet. A receita original levava também brócoli romanesco e couve-flor e usava crème fraîche ao invés de molho branco. Esses cannelloni são fáceis de fazer mas exigem algumas etapas que podem soar trabalhosas...

CANNELLONI DE BRÓCOLIS
(adaptado do programa Jamie at Home)
Rendimento: 4 porções generosas ou 3 monstruosas
Tempo de preparo: 1 hora + 40 minutos no forno


Ingredientes:
  • 2 colh. (sopa) de azeite de oliva
  • 2-3 dentes de alho fatiados fino
  • 2-3 filés de anchova de qualidade
  • 1/2 colh. (chá) de pimenta calabreza seca
  • 1 brócoli inteiro e grande, bem verde e bonito, de florzinhas bem fechadas
  • 1 xic. passata di pomodoro Raiola ou Annalisa (polpa de tomate peneirada, sem tempero, sem sal e sem conservante)
  • 1 colh. (chá) de vinagre de vinho tinto
  • 1 colh. (sopa) bem cheia de manteiga sem sal
  • 1 colh. (sopa) de farinha de trigo
  • 1 xic. leite integral
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • sal marinho
  • queijo parmesão ralado
  • 1 bola média de mozzarella de búfala (opcional)
  • 1/2 pacote de cannelloni Barilla (cerca de 10 a 12 tubos)

Preparo:
  1. Coloque uma panela bem grande com bastante água para ferver. Enquanto isso, lave o brócoli para tirar qualquer sujeira ou bicho e quebre-o em pedaços menores. Pique os talos mais duros. Quando a água ferver, coloque 1 colh. (sopa) de sal e o brócoli e tampe. Conte uns 6 minutos a partir do momento em que a água voltar a ferver. Escorra e reserve.
  2. Seque a panela, aqueça nela o azeite em fogo médio e refogue o alho. Quando ele começar a dourar, junte as anchovas, com cuidado pois elas espirrarão o óleo.
  3. Junte a pimenta e misture com uma colher de pau para desmanchar as anchovas. Junte o brócolis escorrido e misture bem para cobri-lo com o tempero. Abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhando até que ele se desmanche, mexendo de vez em quando para não queimar. Se começar a pegar no fundo, acrescente um pouquinho de água e tampe. Demorará de 20-30 minutos, dependendo da sua panela, da intensidade da chama do seu fogão e do tamanho dos pedaços de brócoli.
  4. Vá amassando com a colher, e quando tiver virado um purê verde claro, tire do fogo e espalhe em uma assadeira grande, para que esfrie mais rápido. Enquanto isso, faça os molhos.
  5. Misture o vinagre com a passata e tempere com sal a gosto, despejando no fundo de uma travessa refratária. Reserve.
  6. Coloque o leite em uma panela e aqueça em fogo baixo. Enquanto isso, derreta a manteiga em outra panela pequena e junte a farinha, mexendo rapidamente com uma colher, até que vire uma massinha amarela.
  7. Continue mexendo em fogo baixo, até que o amarelo escureça um pouco, então derrame um poquinho do leite quente (cerca de uma colher) e misture rápido com um garfo para quebrar os grumos.
  8. Vá repetindo isso até clarear a mistura, parecendo-se mais com o molho branco. Então vá derramando quantidades maiores de leite, sempre mexendo muito para que não se formem grumos. Mexendo ainda, deixe que o molho branco engrosse até que cubra com uma película grossa as costas de uma colher.
  9. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e junte um punhado generoso de parmesão ralado. Experimente. Acerte as quantidades.
  10. Pré-aqueça o forno em temperatura média (190ºC). Preencha os tubos com o brócoli já morno (com uma colher de chá ou um saco de confeiteiro improvisado*), e disponha-os na travessa sobre o molho de tomate. Salpique um pouco de pimenta-do-reino e derrame o molho branco por cima. Coloque mais um bom punhado de queijo ralado e, se quiser, pedaços da mozzarella. Leve ao forno por 30-40 minutos, até que esteja dourado em cima e a massa dos cannelloni esteja macia (teste com um garfo).
*Para o saco de confeiteiro, coloque o purê em um saco plástico limpo e aperte o recheio para uma das pontas, torcendo o saco atrás. Corte com uma tesoura a pontinha do saco e vá apertando com cuidado o recheio para fora , inserindo essa ponta do saco no tubo de massa.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails