segunda-feira, 16 de outubro de 2006

Brownies, enfim

Ok, um monte de gente vem pedindo há tempos essa receita, então aqui vai. Aviso apenas que o resultado depende, e muito, da qualidade dos ingredientes usados. Vai ficar gostoso com aquele chocolate para cobertura Garoto e com açúcar branco refinado? Bem... vai. Mas não ficará igual.

BROWNIES
(do chef Luiz Cintra)
tempo de preparo: 20 minutos mais 25 minutos de forno
rendimento: 20 unidades

Ingredientes:

  • 1 tablete e 1/4 de manteiga sem sal (250g)
  • 300g de chocolate meio-amargo picado (recomendo o Callebaut)
  • 2 xícaras de açúcar cristal orgânico claro
  • 5 ovos orgânicos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó (belga, de preferência)
  • 1 colher (chá) essência de baunilha
  • 1/2 colher (chá) fermento em pó
  • 1/2 xícara de nozes, amêndoas ou castanhas de caju picadas (opcional)
Preparo:
  1. Unte com manteiga uma assadeira de 20x30 cm e forre com papel manteiga também untado e enfarinhado. Pré-aqueça o forno a 200ºC.
  2. Coloque o chocolate picado e a manteiga cortada em pedaços em um tigela e derreta-os em banho-maria, com cuidado para não queimar nem deixar o vapor encostar no chocolate, mexendo às vezes com uma colher de pau até ficar homogêneo.
  3. Bata levemente os ovos com um garfo em uma tigela grande, misture o açúcar e reserve. Peneire a farinha com o cacau e o fermento e reserve.
  4. Misture o chocolate e manteiga derretidos aos ovos, junte a baunilha e mexa até ficar homogêneo. Junte a farinha aos poucos, sem bater em excesso, ou os brownies ficarão pesados.
  5. Se houver nozes, junte-as agora. Derrame na assadeira e leve ao forno por 25 minutos ou até que se forme uma película quebradiça em cima e um palito ou faca saia quase totalmente limpo do meio.
Dicas: eu disse "quase totalmente limpos" porque o ideal é não deixá-los secar totalmente no forno. Deixe-os esfriar na forma antes de cortar em pedaços. A forração com papel-manteiga ajudará a desenformá-lo sem precisar virar de ponta-cabeça (o que seria desastroso) e evita que você retalhe sua forma antiaderente, permitindo que você corte os brownies em uma tábua. Eles ficarão untuosos no primeiro dia e secarão e firmarão um pouco de um dia para o outro, quando então eu os considero no ponto ideal para comer com sorvete de creme. Apesar da receita tradicional pedir nozes, eu não as coloco, substituindo apenas por um pouco de chocolate picado ou nada, porque as pessoas costumam ter alergias, e eu prefiro não arriscar quando cozinho para quem não conheço tão bem...

Dica 2: fazendo os brownies na casa de um amigo que não tinha tigelas apropriadas para banho-maria, descobri que 1 minuto e meio em um microondas comum o chocolate e a manteiga derretem perfeitamente. Cuidado, entretanto, para não queimar o chocolate. Deixe 1 minuto e veja se há de fato necessidade de mais 30 segundos. Lembre-se de que apenas mexer com uma colher derreterá os últimos pedacinhos rebeldes.

Cozinhe isso também!

Related Posts with Thumbnails